Suporte Técnico

Glossário
34 Resultado(s) por letra: V

Variable bit rate :

Operação em que a velocidade em bits varia no tempo, durante a decodificação de uma série de bits.

VDA :

Ver Video Distribution Amplifier.

Vetorscope :

Instrumento semelhante ao osciloscópio, utilizado para verificar e/ou alinhar a fase e amplitude dos três sinais a cores (RGB).

Velocity of propagation [Velocidade de propagação] :

Velocidade da transmissão de um sinal. No espaço, as ondas eletromagnéticas se deslocam com a velocidade da luz. Nos cabos coaxiais, essa velocidade é reduzida pelo material isolante. Geralmente é expressada como uma percentagem da velocidade no espaço.

Vertical interval :

A parte do sinal de vídeo que surge entre o final de um campo e o início do campo seguinte. Durante esse intervalo de tempo, o feixes eletrônicos no monitor são interrompidos (ficando invisíveis), para que possam retornar à base da tela e reiniciar a varredura até o topo.

Vertical interval switcher :

Comutador matricial (matrix switcher) que transfere a ligação de uma câmera para outra exatamente no intervalo vertical, produzindo assim uma comutação contínua. Isso se torna possível somente quando as diversas fontes de câmeras estiverem sincronizadas.

Vertical resolution [Resolução vertical] :

Detalhes da crominância e da luminância apresentados verticalmente na tela do tubo de raios catódicos. É limitada pelo número de linhas de varredura.

Vertical retrace :

O retorno do feixe eletrônico ao topo da tela de um monitor de TV, (ou do objeto, no dispositivo captador de uma câmera), depois de completada a varredura de um campo.

Vertical shift register :

Sistema utilizado na tecnologia de CDD por meio do qual o valor da carga é lido por foto-sensores de uma interline transfer ou de um frame interline transfer.

Vertical sync pulse :

Uma parte do intervalo de inibição (blanking) do sinal vertical, formada pelo nível de inibição, quando se faz o sincronismo da verredura vertical do aparelho de TV com o sinal composite de vídeo. Cada imagem tem início na mesma posição vertical.

Vestigial sideband transmission :

Sistema de transmissão em que uma das banda laterais da onda portadora só é transmitida parcialmente.

VGA :

Video graphics array.

Video bandwidth :

A frequência mais alta que um sinal de vídeo pode atingir. Quando mais alta for a largura de banda de vídeo, tanto melhor será a qualidade da imagem. Num gravador de vídeo, ao se produzir uma banda de vídeo mais larga, tem-se uma imagem com mais detalhes e de alta qualidade apresentada na tela. As larguras das bandas de vídeo em serviços de estúdio, variam entre 3 e 12 MHz.

Video distribution amplifier (VDA) :

Amplificador especial utilizado para tornar mais forte o sinal de vídeo, de forma a poder ser distribuído simultaneamente entre um grande número de monitores.

Video equalization corrector (video equalizer) :

Dispositivo utilizado para compensar as diferente perdas em freqüência e/ou fase, na transmissão do sinal de vídeo.

Video framestore :

Dispositivo que permite a estocagem digital de uma ou mais imagens, para a apresentação posterior em um monitor de vídeo.

Vídeo gain :

No sinal se vídeo, a faixa de tonalidade, de clara a escura, de uma imagem, onde se mantém proporcionalidade com os valores dos níveis de tensão relativos a preto e branco. É expressado no monitor de forma de onda (waveform monitor) pelos níveis de voltagem referentes ao ponto mais claro do sinal branco, na imagem ativa. O ganho de vídeo está relacionado com o contraste, na imagem de vídeo.

Vídeo in-line amplifier :

Dispositivo utilizado para amplificar um sinal de vídeo.

Video matrix switcher (VMS) [Comutador matricial de vídeo] :

Equipamento utilizado para fazer a comutação entre uma câmera, VCR, impressora de vídeo ou unidade similar, e mais de um monitor, VCR, impressora de vídeo ou unidade similar. É muito mais complexo e apresenta mais recursos que os comutadores de vídeo simples.

Video monitor :

Dispositivo utilizado para converter sinais de vídeo em imagem.

Video printer [Impressora de Vídeo] :

Dispositivo utilizado para converter sinais de vídeo em impressões gráficas, tanto para sinal monocromático (B/P) como a cores. São apresentados em formatos diversos, sendo necessário um tipo especial de papel para a impressão.

Video signal :

Sinal elétrico onde estão contidos todos os elementos de uma imagem gerada por uma câmera ou por qualquer outra fonte de sinais de vídeo.

Video switcher [Comutador de video] :

Dispositivo utilizado na comutação manual entre uma câmera e vários monitores ou a comutação automática, na ocorrência de situações de alarme.

VITS (Video insertion test signals) :

Sinais eletrônicos especiais inseridos nas linhas invisíveis (no sistema PAL, as linhas 17, 18, 330 e 331) que determinam a qualidade da recepção.

Video wall :

Conjunto de vários receptores de vídeo, dispostos lado a lado que, ao ser visto à distância, se apresenta como uma tela gigante.

Vídeo Balun Transceiver - [Transmissor/Receptor de Vídeo, tipo Balun] :

Dispositivo para transmissão de sinais de vídeo através de cabo de par trançado, sem blindagem, entre distâncias de até 300 m (em B/P) e 200 m (a cores). Essa unidade é prevista para ser usada com os condutores das redes telefônicas comuns.

VOIP [ Voice Over Internet Protocol] :

Sistema de comunicação por voz, através da Internet, utilizando-se o protocolo IP.

VOD (Video on Demand) :

Serviço para uso do público, que permite ao usuário assistir qualquer programa de TV e quando desejar, através de um equipamento semelhante a um VCR, equipado com o recursos de pausa, avanço rápido, rebobinar, etc. Também aplicável à Internet, para transmissões de vídeo já gravados e disponíveis a qualquer tempo para o público.

VHF (Very High Frequency) :

Faixa de sinais com freqüências entre 30 e 300 MHz. Em televisão, a banda I de VHF utiliza freqüências entre 45 MHz e 60 MHz, enquanto que na banda III, são utilizadas as freqüências entre 180 MHz e 215 Mhz. A banda II é reservada para as transmissões de rádio em FM, com as freqüências de 88 MHz a 108 MHz.

VHS (Video Home System) :

Formato de gravação de vídeo, proposto pela JVC, utilizado tanto em sistemas domésticos como em CFTV. Dentre as limitações estão a velocidade de gravação, a fita magnética utilizada e as técnicas de separação de cores. A resolução apresentada na maioria dos equipamentos modernos de CFTV supera a do sistema VHS.

VLF (Very Low Frequency) :

Referência à faixa de freqüências entre 10 e 30 KHz.

VMD (Video Motion Detector) [Detector de Movimento em Video] :

Equipamento utilizado para gerar alarmes sempre que ocorrer qualquer alteração no sinal de vídeo, ou nas condições de luminosidade. É de uso muito prático em CFTV já que permite analisar exatamente o que é visualizado pela câmera, sem qualquer falhas de pontos.

VR (Virtual reality) :

[Realidade virtual].

VS (Vertical sync) :

Sincronismo vertical.