Suporte Técnico

Glossário
27 Resultado(s) por letra: P

PAL (Phase Alternating Line) :

Sistema de TV em cores em que a variação do ângulo de fase da cor é transformada em um sinal a cores PAL. É o sistema de TV em cores europeu, apresentando 625 linhas por quadro, 50 campos por segundo, e uma onda sub-portadora de 4,43361875 MHz. Utilizado principalmente na Europa, China, Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Oriente Médio e em algumas regiões da África. No Brasil é utilizado o sistema PAL-M, com alternância de fase pela linha, mas apresentando 525 linhas por quadro, 60 campos por segundo e uma onda sub-portadora de 3,57561149 MHz.

Pan and tilt (P/T head) :

Unidade motorizada que permite o posicionamento vertical [tilt] / horizontal [pan] de um conjunto câmera + lente. Geralmente são utilizados os motores de CC de 24 Volts nestes componentes, além dos de 110 Vac.

Pan unit :

Unidade motorizada usada para o posicionamento horizontal de uma câmera.

Peak-to-peak (pp) :

A diferença entre os valores de pico mais altos de tensão negativa e positiva, em um sinal elétrico.

Pedestal :

Nível de sinal correspondente ao preto, na forma de onda de vídeo.

Phot :

Unidade de fotometria, para níveis de iluminação extremamente altos. Um phot é equivalente a 10.000 lux. Photodiode : Um tipo de dispositivo semicondutor, no qual um diodo de junção PN atua como foto-sensor (ou: sensor de luz).

Photo-effect :

Também denominado efeito foto-elétrico, e refere-se ao fenômeno da emissão de elétrons por um metal quando exposto à luz.

Photon :

Partícula elementar que define a luz em termos de energia quântica, sendo considerada como sendo a menor quantidade de energia luminosa.

Photopic vision :

Faixa de intensidade luminosa entre 105 lux e até aproximadamente 10-2 lux, que pode ser detectada pela visão humana.

Pinhole lens :

Lente com distância focal fixa, para observações através de pequenas aberturas, utilizada nos casos de vigilância secreta. Essa lente normalmente não tem controle de foco, mas dispõe de várias funções de controle do íris [diafragma].

Pixel (derivado de picture + element) :

Geralmente se refere à célula unitária de imagem em um chip CCD. É formado por um foto-sensor e os circuitos de controle respectivos.

Phase-locked loop (PLL) :

Circuito equipado com um oscilador em que a fase do sinal de saída (ou sua freqüência) se ajusta e segue a fase (ou freqüência) do sinal de entrada, de referência. Para conseguir isso, o circuito detecta qualquer diferença de fase entre esses dois sinais e gera um sinal de tensão para a correção respectiva que, por sua vez, é aplicada ao oscilador para ajustar sua fase (ou freqüência).

Photo multiplier :

Dispositivo de altíssima sensibilidade à luz (foto-sensibilidade), cujas principais vantagens são a resposta rápida, ótima relação sinal/ruído, e ampla faixa dinâmica. Suas desvantagens são: fragilidade (tubo de vácuo), funcionamento com alta tensão e sensibilidade a interferências.

Pixel or picture element :

A menor unidade visível que é manipulada num arquivo de rastreamento, geralmente uma célula única, em uma malha de números que descreve uma imagem.

Plumbicon :

Válvula termo-iônica criada pela Phillips, na qual se utiliza uma camada foto-condutiva de óxido de chumbo. Chegou a ser o mais moderno dispositivo de formação de imagens, até a chegada dos chips CCD no mercado.

Polarizing filter (Filtro de polarização) :

Filtro óptico que transmite a luz em uma única direção (perpendicular à trajetória do feixe luminoso), dentre direções possíveis em 360o. Seu efeito final, é a eliminação de áreas com alto brilho ou apresentando reflexões, tais como as que se tem quando se vê através de vidraças. Em fotografia, os filtros de polarização são geralmente utilizados para escurecer a imagem de um céu azul.

POTS (Plain Old Telephone Service) (Serviço Telefônico Simples e Antigo) :

O sistema telefônico de uso geral em todo o mundo, na atualidade. Também conhecido como PTSN (Public Switched Telephone Network Rede Telefônica Pública Comutada).

P-picture (Prediction-code picture) :

Termo de MPEG usado para designar uma imagem que foi codificada utilizando a predição para compensação de movimento, a partir de uma imagem anterior, tomada como referência.

Preset positioning :

Recurso existente em unidades pan & tilt, (incluindo as lentes zoom), por meio do qual certo número de posições já determinadas para visualização poderá ser estocado na memória desse sistema (geralmente está localizada no driver de localização do PTZ) e acessado, quando necessário, seja por meio de disparo de alarme, programação ou acionamento manual.

Primary colors (Cores primárias) :

Grupo de cores que, quando combinadas duas a duas, produz um amplo espectro formado por outras cores. Em televisão, as cores primárias são o vermelho, o verde e o azul, das quais todas as demais cores se derivam.

Principal point (Centro de Curvatura) :

Um dos dois pontos que toda a lente óptica curva apresenta, ao longo do seu eixo óptico. O ponto principal (centro de curvatura) mais próximo do dispositivo gerador de imagens (o chip CCD, em nosso caso) é usado como ponto de referência para se medir a distância focal de uma lente.

PROM (Programmable Read Only Memory) :

Memória ROM que pode ser programada pelo fabricante do equipamento (em lugar do fabricante desta memória PROM).

Protocol (Protocolo) :

Conjunto de regras ou convenções específicas relacionadas com o formato e a temporização da transmissão de dados entre dois dispositivos / equipamentos. Procedimento padronizado que deverá ser aplicado e usado por dois dispositivos, para que um possa se comunicar com o outro. Os protocolos de comunicação de dados abrangem aspectos tais como a sincronização, manipulação de erros, transparência e controle de linhas.

PSTN (Public Switched Telephone Network) :

Rede Telefônica Pública Comutada. Geralmente se refere ao serviço telefônico simples e antigo, também conhecido pelas iniciais POTS (Plain Old Telephone Service).

PTZ - câmera :

Câmera equipada com os recursos de pan (giro no plano horizontal), tilt (giro no plano vertical) e lente zoom.

PTZ site driver (ou: receiver; ou: decoder) :

Dispositivo eletrônico, geralmente fazendo parte de um comutador matricial de vídeo, que recebe sinais de controle em formato digital e codificado, usado para o comando de movimentos da câmera (pan, tilt , zoom e focalização).

Pulse :

Variação abrupta da voltagem ou corrente elétricas, de um valor para outro e retornam ao valor original, num espaço finito de tempo. É utilizado na descrição de uma variação determinada, numa seqüência de movimentos ondulatórios (periódicos).