Suporte Técnico

Glossário
12 Resultado(s) por letra: L

Lambertian source or surface :

Uma superfície que será denominada Radiador de Lambert (se for uma fonte primária) ou Refletor de Lambert (se for uma fonte secundária de luz) quando produzir a difusão total da luz incidente.

LAN (Local Área Network) :

Rede de comunicação de dados para distâncias curtas (tipicamente, no interior de um edifício ou no campus de uma universidade) utilizada na interligação de computadores e dispositivos periféricos (tais como impressoras, drives de CD ROM e modens), através de um sistema de controle padronizado.

Laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) :

Radiação artificial que apresenta uma emissão luminosa muito forte e constituída por uma única freqüência.

LED (Light Emitting Diode) :

Tipo de semicondutor que emite radiação luminosa quando recebe baixa voltagem em uma direção.

Lens (Lente) :

Sistema óptico utilizado para focalizar determinada cena no dispositivo gerador de imagens de uma câmera de CFTV.

Level (Nível) :

Quando se refere a um sinal de vídeo, corresponde ao nível de vídeo, em volts. Nos sistemas ópticos de CFTV , refere-se ao valor do ajuste feito para o nível do íris automático, (no sistema eletrônico utilizado no processamento do sinal de vídeo), para abrir ou fechar esse íris.

Line-locked :

Em CFTV, referência geralmente feita à alimentação de várias câmeras por uma única fonte de CA (seja de 24, 110 ou 240 VCC) e que, por isso, têm seus campos de freqüências sincronizados com a freqüência da rede de CA (50 Hz nos sistemas CCIR e 60 Hz nos sistemas EIA).

Liquid crystal display (LCD) :

Tela utilizada para a apresentação de textos/gráficos com base em uma tecnologia denominada cristal líquido, em que a reflexão ou transparência de uma tela variam em função de diminutas correntes elétricas nela aplicadas. As vantagens das telas de LCD são o baixo consumo de energia (podem ser facilmente alimentadas por baterias) e o preço baixo das unidades produzidas em massa. As desvantagens são os pequenos ângulos do campo de visão, resposta muito lenta (lenta demais para ser utilizada em sistemas de vídeo), invisibilidade no escuro, a não ser se houver iluminação de fundo para a tela, e a dificuldade de reproduzir as cores verdadeiras nessas telas.

Lumen (lm) :

Intensidade luminosa irradiada por 1 candela sobre sob o ângulo sólido de 1 radiano.

Luminance :

Referência à informação apresentada pelo sinal de vídeo sobre a luminosidade da cena. A intensidade luminosa mensurável de um sinal de vídeo. É diferenciada do brilho, por ser este último não mensurável, sendo somente percebido pelo sentido da visão. A informação da imagem de vídeo colorida tem duas componentes: a luminância (brilho e contraste) e a crominância (tonalidade e saturação). A quantidade de irradiação luminosa, em fotometria.

LUT (Look-up table) :

Tabela de referências cruzadas existente na memória de computadores, que transforma a os dados em bruto originados de um scanner (ou de um computador) e introduz a respectiva correção de valores, para compensar deficiências do equipamento ou as diferenças entre os tipos de emissões.

Lux (lx) :

Unidade fotométrica usada para medir o nível de iluminação. É definida como sendo a iluminação sobre uma superfície quando o fluxo luminoso de 1 lumen incide sobre uma área de 1 metro quadrado . É também conhecida por lumen por m2 ou candela-metro.