Suporte Técnico

Glossário
17 Resultado(s) por letra: I

IDE (Interface Device Electronics) :

Padrão de comunicação para hardware e software para a interconexão de dispositivos periféricos em um computador.

I/O :

Input / Output - Entrada / Saída

I2 R :

Expressão da potência em Watts (W), onde I é a corrente em amperes (A) e R, a resistência em Ohms.

IEC (ou: CEI) :

Comissão Internacional de Eletrotécnica.

Imaging Device :

Válvula eletrônica ou dispositivo de estado sólido, no qual a placa foto-sensível da válvula ou a malha foto-sensível do dispositivo de estado sólido produzem um sinal eletrônico a partir do qual poderá ser criada uma imagem.

Impedance (Impedância) :

Propriedade comum a todos os condutores elétricos (metálicos ou não) referente à oposição total à passagem da corrente elétrica em um circuito elétrico. A resistência, a indutância, a capacitância e a condutância têm influências variadas sobre a impedância, dependendo da freqüência, material dielétrico envolvendo os condutores, as reações físicas entre os condutores e fatores externos. A impedância é normalmente representada pela letra Z, sendo também medida em Ohms (símbolo ?, da letra grega Ômega).

Input [Entrada] :

o mesmo que I.

Inserter (também: alphanumeric vídeo generator): [Gerador de Caracteres Alfanuméricos para Vídeo] :

Dispositivo utilizado para incluir informações complementares, em forma de texto, geralmente junto à imagem sendo apresentada. Pode variar de um ou dois caracteres até um texto que ocupe toda a tela. Em geral, esses geradores utilizam o pulso sincronizado do sinal de entrada de vídeo como ponto de referência para a inserção do texto, o que significa que, se o sinal de vídeo for de baixa qualidade, o mesmo ocorrerá com o texto.

Interference (Interferência) :

Perturbações de origem eletromagnética que acarreta respostas não-desejadas em outros equipamentos eletrônicos.

Interlace scanning :

Técnica usada para combinar dois campos de televisão com a finalidade de se obter o quadro completo. Esses dois campos são formados somente por linhas pares ou somente por linhas ímpares, as quais são apresentadas em seqüência, mas de tal forma que todas as linhas se entrelaçam entre si (daí o nome interlace). Essa forma de criar a imagem foi proposta no início da era da televisão e, embora contendo o mínimo de informação, apresenta a imagem em movimento sem quaisquer tremulações.

Interline transfer :

Referência a um dos três princípios de operação do chip CCD; os outros dois são interline transfer e frame-interline transfer.

IP :

Índice de proteção. Sistema formado por índices numéricos, usados para definir a qualidade da proteção oferecida por qualquer envoltória de equipamento elétrico contra as influências externas, tais como a umidade, poeiras e o impacto.

IRE (Institue of Radio Engineers) :

Unidade de medida elétrica, definida como sendo 1/140 da área limitada pela de sincronismo e o nível branco [white level] do pico. 140 IRE corresponde a 1 V pico a pico.

IR light :

Radiação (ou: luz) infravermelha, invisível ao olho humano, compreendendo comprimentos de onda acima de 700 nm. As câmeras monocromáticas (B/P) apresentam grande sensibilidade na região do espectro correspondente à radiação infravermelha.

ISDN (Integrated Services Digital Network) :

A mais nova geração de redes telefônicas, em que se utiliza uma velocidade de transmissão de 64 KB/seg. (sendo uma rede digital, a largura de banda do sinal não será expressa em kHz, mas sim pela velocidade de transmissão). É muito mais rápida que a linha telefônica comum, tipo PSTN. Para operar em uma rede no sistema ISDN, é necessária a autorização do provedor de comunicações e geralmente, será necessário utilizar uma serie de unidades de interface (semelhantes aos modens).

ISO (International Standardization Organization) :

Organização Internacional para Padronização / Normalização.

ITU (International Telecommunications Union) :

União Internacional de Telecomunicações.