Suporte Técnico

Glossário
18 Resultado(s) por letra: H

HAD (Hole Accumulated Diode) :

Tipo de sensor CCD, em que uma camada é projetada para acumular orifícios (no sentido eletrônico), e assim reduzir o nível de ruído.

HDD (Hard Disk Drive) :

Meio magnético usado para armazenar a informação em formato digital na maioria dos computadores e em equipamentos eletrônicos de processamento de dados em formato digital.

HDDTV (High Definition Digital Television) :

O futuro padrão de transmissão de televisão, com resolução extremamente alta, e uma relação entre eixos [aspect ratio] de 16: 9. É um avanço da televisão analógica de alta definição, já em uso experimental no Japão e na Europa. A resolução da imagem é de cerca de 2000 x 1000 pixels, e nela se utiliza o padrão MPEG-2.

HDTV (High Definition Televison) (Televisão de Alta Definição) :

Em geral, referência à versão analógica da HDDTV. As organizações SMPTE nos Estados Unidos e ETA no Japão já propuseram para padronização desse sistema: 1125 linhas no campo de 60 Hz, relação entre eixos de 2: 1; aspect rate de 2:1 30 MHz RGB e largura de banda da luminância.

Headend :

Conjunto de equipamentos eletrônicos localizado na parte inicial de um sistema de televisão a cabo, geralmente compreendendo, antenas, estações em terra, pré-amplificadores, conversores de freqüência, demoduladores, e demais equipamentos relacionados.

Helical scan :

Método usado para a gravação do sinal de vídeo em fita magnética, mais comumente nos gravadores de Vídeo (VCR) para uso doméstico ou profissional.

Horizontal drive (also: Horizontal Sync.) :

Sinal obtido pela divisão da onda portadora por 227,5, fazendo-se em seguida a conformação do pulso. Esse sinal é utilizado em monitores e câmeras para determinar o início (instante inicial) de cada linha horizontal.

Horizontal resolution :

Expressão da resolução da crominância e da luminância, no deslocamento horizontal ao longo do tubo de rádios catódicos. Geralmente, é expresso pelos números das transições de branco para preto, ou linhas, que podem ser identificadas. (ou: diferenciadas...). É limitado pelo valor da largura de banda dp soma; de vídeo ou do equipamento.

Herringbone :

Imagem, em formato de malha trançada (ou, espinha de peixe), apresentada em um monitor monocromático, quando se aplica um sinal de vídeo composite, com modulação em cores (PAL ou NTSC).

Horizontal retrace :

Curto período surgido quando o feixe de scanning retorna ao outro lado da tela para iniciar uma nova linha, e que ocorre no final de cada linha horizontal de vídeo.

Horizontal sync pulse :

Pulso de sincronismo no final de cada linha de vídeo, que determina o início do horizontal retrace.

Herz :

Unidade usada para medir o número de movimentos oscilatórios produzidos na unidade de tempo (segundo).

Housings, environmental :

Termo geralmente aplicado aos sistemas acondicionamento (caixa, gabinete, etc.) de câmeras e lentes, (e também associado às equipamentos eletrodomésticos, tais como aquecedores, máquinas de lavar, etc.) no sentido de atendimento às normas ambientais.

HS (Horizontal Sync) :

Sincronismo horizontal.

Hue (tint, phase, chroma phase) [Tonalidade, matiz] :

Uma das características que permitem diferenciar uma cor de outra. A tonalidade define a cor a partir de sua localização no espectro, ou seja, o vermelho, azul, verde ou amarelo, etc. A tonalidade é também uma das características da imagem da Televisão a cores: ver também Saturação e Luminância. Nos sinais de vídeo PAL e NTSC, a informação sobre tonalidade em um ponto determinado da imagem, é transmitida pelo ângulo de fase instantâneo, da onda sub-portadora ativa do sinal de vídeo.

Hum :

Termo utilizado para designar a entrada indesejada, em um sinal, da freqüência da rede.

Hum bug :

Outra denominação utilizada para o corretor do loop de aterramento.

Hyper-HAD :

Versão ultra-moderna da tecnologia de CCD HAD, onde se utilizam micro-lentes montadas em chips, para aumentar a sensibilidade sem aumentar o número de pixels.