Suporte Técnico

Glossário
22 Resultado(s) por letra: F

FCC (Federal Communications Commission) [Comissão Federal de Comunicações] :

Entidade federal americana encarregada da regulamentação da comunicação no País [EUA].

FFT [Fast Fourier Transformation] :

Transformação das [Funções] Séries de Fourier simplificada.

Fiber optics [Óptica de Fibras] :

Tecnologia que permite a transmissão de sinais na forma de pulsos luminosos. O cabo de fibra óptica é conhecido por suas propriedades de isolação elétrica e resistência às interferências eletromagnética e eletrostática.

Field [Campo] :

Referência a cada uma das partes [metades] da imagem na tela de TV, que é composta por um número par ou ímpar de linhas. No sistema CCIR cada campo é composto por 625: 2 312,5 linhas; no sistema EIA, 525: 2 262,5 linhas. No sistema de TV CCIR/PAL, são apresentados 50 campos por segundo, e 60 campos por segundo, no sistema EIA/NTSC.

Film recorder :

Dispositivo utilizado na conversão de dados no formato digital para um sinal de saída adequado ao formato de filme. Os gravadores contínuos de tonalidades [de cor] produzem fotografias coloridas nas formas de transparências, fotos impressas ou negativos.

Fixed focal length lens :

Lente com distância focal fixa, equipada com controle de foco e diversas funções opcionais do íris [diafragma].

Flash memory :

Dispositivo de estocagem não volátil de dados em formato digital. O acesso à memória flash é menos rápido que o acesso às memórias SRAM ou DRAM.

Flicker [Tremulação da imagem] :

Distorção da imagem de TV, envolvendo principalmente a apresentação dos campos de vídeo e o sincronismo vertical. Algumas vezes surge com o interlace [entrelaçamento], sendo freqüentes nos sistemas de 50 Hz (PAL). Ela também aparece quando são apresentadas imagens estáticas na tela, tais como os textos de computador transferidos para o vídeo. O processamento mal feito da imagem, que ocorre nos equipamentos de conversão (entre sistemas PAL / NTSC e vice-versa), resulta nessa distorção da imagem apresentada na tela. Há diversos recursos eletrônicos para se eliminar a tremulação da imagem.

F-number [Número F] :

Nas lentes com íris variável, [ajustável], a abertura máxima é expressa pela distância focal da lente/ diâmetro de abertura máxima. O valor máximo dessa relação se apresenta gravado no anel frontal da lente.

Focal length [Distância focal] :

A distância entre o centro óptico [geométrico] de uma lente e o foco [ie. o ponto principal de convergência focal].

Focusing control [Controle do foco] :

Sistema utilizado para ajustar claramente a imagem de objetos colocados a várias distâncias de uma lente.

Foot-candela [pé-candela] :

Unidade de luminosidade utilizada principalmente na tecnologia americana de CFTV. Ela corresponde a 9,29 vezes o valor de uma medida de luminosidade expressa em lux.

Fourier Transformation [Transformação de Fourier] :

Transformação de funções matemáticas, do domínio de tempo para o de freqüência.

Frame (Ver também Field) [Quadro] :

Referente ao conjunto de linhas que formam a os quadros da imagem na tela de TV. Nos sistemas CCIR/PAL, cada quadro é formado por 625 linhas, e por 525 linhas nos sistemas EIA/NTSC. Tem-se 25 quadros/segundo nos sistemas CCIR/PAL e 30 quadros/segundo, nos sistemas EIA/NTSC.

Frame Store :

Dispositivo eletrônico utilizado para converter no formato digital um quadro (ou campo) de TV referente a um sinal de vídeo, e estocá-lo na memória.

Frame switcher :

Uma outra denominação utilizada para o multiplexador simples, através do qual se pode gravar o sinal de várias câmeras em um só VCR (com a reprodução de qualquer uma das câmeras em tela cheia), mas sem o recurso de apresentação com partições da tela (quad, etc).

Frame synchronizer :

Memória intermediária (buffer) digital usada no ajuste contínuo do sinal, e eliminação de erros de temporização (timing), através da estocagem e comparação dos dados de sincronismo, tendo como referência os sinais de vídeo gerados por uma base de tempos.

Frame transfer (FT) :

Referência a um dos três princípios de operação do chip CCD; os outros dois são interline transfer e frame-interline transfer.

Frame-interline transfer (FIT) :

Referência a um dos três princípios de operação do chip CCD; os outros dois são interline transfer e frame transfer.

Frequency [Freqüência] :

Número de ciclos completados por uma forma de onda na unidade de tempo. É geralmente expressa em Hertz [1 Hertz 1 ciclo / segundo].

Frequency modulation [Modulação de freqüência] :

Variação da freqüência de uma onda senoidal ou portadora, seguindo as variações de amplitude de um sinal de modulação.

Front porch :

A porção do sinal de inibição, situada entre a parte final da informação da imagem e a borda inicial do sincronismo horizontal.