Suporte Técnico

Glossário
27 Resultado(s) por letra: B

Back-focus [Focalização de fundo] :

Processo usado para ajustar uma lente (ou chip de CCD) para se atingir o ponto focal correto, e mantê-lo em toda assim a faixa de ajustes dessa lente (o que é crítico, especialmente com as lentes Zoom).

Back porch :

1. A parte do sinal que aparece durante a inibição de um sinal de vídeo, desde o final da sincronização horizontal até o início efetivo do vídeo. 2. A parte do sinal de inibição de vídeo que está entre a faixa de seguimento de um pulso de sincronização e aquela do pulso correspondente. O disparo da [atuação da] cor está no back porch.

Balanced signal [Sinal balanceado] :

Na técnica de CFTV, referência ao tipo de transmissão de sinal de vídeo através de cabos de pares trançados. Tem o nome de balanceado porque o sinal, ao passar através dos dois cabos, fica exposto igualmente à interferência externa; dessa forma, quando esse sinal atingir o ponto de recepção, o ruído estará eliminado na entrada de um estágio da memória intermediária (buffer) diferencial.

Balun :

Dispositivo usado para equalizar ou transformar um sistema desbalanceado com cabo coaxial de pares trançados para um sistema balanceado também com esse mesmo tipo de cabo.

Bandwidth [Largura de banda] :

A faixa completa de freqüências na qual um circuito / sistema eletrônico podem operar, com perda mínima de sinal (geralmente considerada como sendo menor que 3 dB). Nos sistemas PAL a largura de banda limita a freqüência máxima do sinal visível em 5,5 MHz; no sistema NSTC, esse valor limite é de 4,2 MHz. A freqüência de amostragem do padrão ITU 601 para a luminância de canal foi escolhida com o valor de 13,5 MHz para permitir a representação fiel da luminância das bandas PAL e NTSC sem a ocorrência de alasing.

Baseband [Banda básica / Banda de base] :

Faixa de freqüências englobando o conjunto de sinais usados para modular uma onda portadora, antes de estes se combinarem entre si, no processo de modulação nessa onda. Na técnica de CFTV, as maiorias dos sinais estão na banda básica.

Baud :

Velocidade de transmissão de dados (nome em homenagem a Maurice Emile Baud), geralmente equivalente a 1 bit/seg. A equivalência entre bauds e bits/seg. somente existe quando cada evento do sinal tiver exatamente 1 bit. De forma típica, os ajustes em bauds em dois dispositivos [de comunicação] deverão ser idênticos, para permitir a transmissão de um para outro.

BER [Bit Error Rate] :

Taxa de Erro em Bits - A relação entre o número de bits recebidos com erro e o número total de bits recebidos. É utilizado para medir a distorção causada pelo ruído na transmissão digital. Geralmente, essa grandeza é expressa como uma potência de 10: por exemplo, para o erro de 1 bit entre 1 milhão de bits transmitidos, o valor BER será 10-6.

Betamax :

Formato de sistema para gravação de vídeo em uso doméstico, criado pela Sony, sendo um concorrente do formato VHS.

Bias :

Sinal de corrente ou tensão aplicado a um circuito, para estabelecer o nível de referência de operação mais adequado à performance desse circuito. Exemplos: sinal [bias] de alta freqüência aplicado à cabeça gravadora de equipamento de áudio, para melhorar a linearidade e minimizar a distorção.

Binary [Binário] :

Sistema numérico de base 2, no qual se utilizam os dois algarismos 0e 1 (em contrapartida aos dez dígitos de 0 a 9 do sistema decimal) na formação dos números. Nos sistemas de computação, os dígitos do sistema binário são convertidos em duas voltagens (ou correntes) diferentes, uma delas correspondendo ao 0 e a outra, ao 1. Todos os programas de computação são executados no formato binário.

Bipolar [Bipolar] :

Sinal em que a amplitude varia tanto no sentido positivo como no negativo, podendo também apresentar a condição de amplitude zero.

B-ISDN (Broadband Integrated Services Digital Network) :

Sistema mais aperfeiçoado do padrão ISDN, consistindo da combinação inteligente de vários canais ISDN em um só, o que permite transmitir maior quantidade de dados na unidade de tempo.

Bit :

Contração das palavras binary + digit. Dado elementar para a informação digitalizada, somente podendo assumir os valores 0 ou 1. A menor parte de um dado (informação) no sistema de notação binário. Um bit será sempre um único 1 ou um 0. Um grupo de bits, como por exemplo, 8 ou 16 bits, constituem um byte. O número de bits em um byte depende no sistema de processamento em uso. Os tamanhos típicos de bytes são de 8, 16 e 32 bits.

Bitmap (BMP) :

A descrição de uma imagem, feita pixel por pixel (pixel picture element). Cada pixel constitui um elemento em separado. É também um formato de arquivo de computador.

Bit rate :

Bps bits per second; bps bits per second. [Velocidade de transmissão de bits] Sendo o equivalente digital de largura de banda, o bit rate é medido em bits por segundo. É utilizado para designar a velocidade de transmissão de uma corrente de bits. Quanto mais alta for a velocidade de transmissão de bits, tanto maior será a quantidade de informação transmitida.

Blackburst (color black) :

Sinal de vídeo, do tipo composite. O sinal apresenta sincronismo composite, com disparo da referência e um sinal de vídeo em preto, geralmente no nível de 7,5 I.R.E. (50 mV) acima do nível de inibição.

Black level :

Parte do sinal de vídeo, próxima ao nível de sincronismo, mas ligeiramente acima deste (geralmente entre 20 mV e 50 mV) para ser diferenciado do nível de inibição. Eletronicamente, este nível representa a parte em negro de uma imagem, enquanto que a parte em branco é equivalente a 0,7 V, a partir do nível de sincronismo.

Blanking level [Nível de inibição] :

O início da informação do sinal de vídeo, na forma de onda deste sinal. Ele fica posicionado num ponto de referência, considerado como 0 Volts, e que estão 300 mV acima da parte inferior dos pulsos de sincronismo. Também denominado pedestal é o sinal de vídeo que faz a separação entre a faixa que contém dados sobre a imagem daquela que contém os dados de sincronismo.

Blooming [Inflorescência] :

A falta de focalização em algumas partes de uma imagem, nas quais o brilho é excessivo.

BNC :

Conector Neil-Concelman, tipo baioneta, é o tipo mais usado de conector em CFTV e em sistemas de TV, para a transmissão do sinal de vídeo com largura de banda básica e através de cabo coaxial.

B-picture :

Imagem preditiva com codificação bidirecional. É um termo de MPEG para designar uma imagem que é codificada utilizando a predição por compensação de movimento, a partir de uma imagem de referência passada ou futura.

Braid [Trança] :

Filamentos de metal ou material têxtil, trançados de forma a constituir uma estrutura tubular, que poderá ser aplicada sobre um ou mais condutores, formando uma blindagem, ou então achatada para formar uma tira.

Brightness [Brilho] :

Nos sistemas PAL e NSTC, o valor referente ao brilho numa imagem, em qualquer instante, é dado pelo nível instantâneo de CC do sinal ativo de vídeo.

Burst (color burst) :

Grupo composto por sete a nove ciclos (sistema NSTC) ou 10 ciclos (sistema PAL) de uma onda sub-portadora, disparados próximo ao final da inibição do sinal, que servem como referência de fase (cor), para a onda sub-portadora respectiva (i.e., sub-portadora de cor).

Bus [Barramento] :

Na arquitetura de computadores, o trajeto interno seguido na transmissão de informações passando pelos diversos componentes do sistema, e que permite o acesso a cada um desses componentes.

Byte :

Palavra em formato digital, contendo 8 bits, cada um deles sendo 0 ou 1.