Suporte Técnico

Glossário
27 Resultado(s) por letra: A

Aberration [Aberração] :

Termo técnico de Óptica, para designar qualquer fator que influencie na fidelidade de uma imagem, em relação ao original.

AC / alternate current [Corrente Alternada] :

Forma de corrente alternada, oscilando em determinada frequência (ex. 50 / 60 Hz). Exemplo de AC é a energia fornecida para uso cotidiano (110 / 220 Vac).

Activity Detection [Detecção de atividade] :

Sistema incorporado em alguns modelos de multiplexadores para a detecção de qualquer movimento dentro do campo de visão da câmera conectada ao multiplexador, que é então utilizado para melhorar a velocidade de atualização, durante o processo de gravação pela câmera.

AC/DC :

Corrente alternada / corrente contínua.

A/D (Analogical / Digital) :

Referente à conversão do formato analógico para o digital.

AGC (Automatic Gain Control) [Controle Automático do Ganho] :

Parte de um circuito eletrônico com feedback [realimentação negativa], que controla um determinado nível de tensão para mantê-lo num intervalo determinado de valores.

Aliasing :

Ocorrência surgida durante a amostragem de dados por interferência. Isso pode aparecer na projeção de imagens de CCD com altas freqüências, sendo também conhecido como Franjas de Moiré. Pode ser reduzida ao mínimo utilizando-se a técnica conhecida como filtragem óptica com filtro passa-baixos.

Alphanumeric Vídeo Generator (ou: text inserter) [Gerador de Caracteres Alfanuméricos para Vídeo] :

Dispositivo utilizado para incluir informações complementares, em forma de texto, geralmente junto à imagem sendo apresentada. Pode variar de um ou dois caracteres até um texto ocupando toda a tela. Em geral, esses geradores utilizam o pulso sincronizado do sinal de entrada de vídeo como ponto de referência para a inserção do texto, o que significa que, se o sinal de vídeo for de baixa qualidade, o mesmo ocorrerá com o texto.

Amplitude [Amplitude] :

O valor máximo da forma de onda de um sinal periódico, etc.

Analog Signal [Sinal Analógico] :

Representação de dados referentes a variáveis contínuas. Um sinal elétrico analógico que apresenta valores diferentes (em volts e Amperes) depois da conversão do impulso original (sinal sonoro, luminoso), dentro da faixa dinâmica.

ANSI :

American National Standards Institute / Instituto Nacional Americano de Normas.

Anti-aliasing :

Procedimento utilizado para eliminar ou reduzir (por filtragem ou atenuação) os efeitos de aliasing.

Aperture [Abertura] :

abertura em uma lente, o que controla a quantidade de luz atingindo a superfície do dispositivo captador. A dimensão dessa abertura é controlada com o ajuste da íris. Se aumentado o número F-stop (F/ 1.4, F/1.8, F/2.8) será admitida à passagem de uma quantidade menor de luz através do elemento captador.

Apostilb :

Unidade fotométrica utilizada para medir a luminância, aplicando-se valores em lumens, (em vez de candelas), para expressar o valor do fluxo luminoso de uma fonte.

Archive [Arquivo] :

Arquivamento / estocagem off-line, de longa duração. Nos sistemas digitalizados, as imagens normalmente têm o arquivamento em algum tipo de disco rígido, fita magnética, disco flexível ou cartucho DAT.

Artifacts :

Componentes espúrios ou defeitos na imagem de vídeo. Estes podem ocorrer normalmente no processamento de vídeo, devendo ser eliminados para se conseguir uma imagem de alta qualidade. Os mais comuns são cross-color [cruzamento de cor / cores cruzadas] e cross-luminance [iluminância cruzada].

ASCII (American Standard Code for Information Interchange) :

Código de 128 caracteres (em formato binário) para as letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto, algarismos, símbolos especiais, além dos 32 códigos para controles. Cada caractere é representado por um número de 7 bits, em formato binário. Dessa forma, um caractere qualquer desse código, poderá ser estocado em um byte de memória de computador.

Aspect ratio [Relação entre eixos] :

Refere-se à relação entre largura e a altura da imagem apresentada na tela de televisão ou de cinema. A relação entre eixos atualmente usada é de 4: 3, ou seja, quatro unidades na largura X três unidades na altura. Essa proporção foi escolhida durante os primeiros anos da televisão, quando a maioria dos filmes era de um mesmo formato. Na televisão de alta definição moderna, a proporção de 16: 9 estamos sendo sugeridas para a relação entre eixos.

Aspherical lens [Lente não-esférica] :

Lente curva que apresenta uma superfície não-esférica. Sua fabricação é mais difícil e mais cara, mas oferece inúmeras vantagens sobre a lente esférica convencional.

Astigmatism [Astigmatismo] :

A falta de definição apresentada nos campos próximo e afastado de uma imagem.

Asynchronous [Assíncrono] :

Sem sincronismo (ou, sem sincronização): Na técnica de vídeo, um sinal é assíncrono quando sua freqüência difere daquela do sinal de referência. Uma fita de vídeo (de um sistema do estrangeiro, p.ex.) será assíncrona se usada em um sincronizador de telas com sistema diferente daquele usado na gravação.

ATM (Asynchronous Transfer Mode) :

Sistema de transferência e comutação no qual a informação é aperiódica (i.e., não-periódica), com relação a um tipo qualquer de referência, como por exemplo, o número de telas apresentado por unidade de tempo.

Attenuator [Atenuador] :

Circuito que tem a finalidade de reduzir a amplitude de um sinal elétrico sem introduzir distorção considerável na fase ou na freqüência desse sinal.

ATSC: (Advanced Television System Committee) (pode ser considerado como sendo o criador do padrão NT :

Organização americana encarregada de estabelecer os novos padrões para a televisão de alta definição.

Attenuation [Atenuação] :

Redução da amplitude de uma forma de onda ou sinal periódico, à medida que atravessa um meio ou um circuito elétrico. É medida em decibels (dB).

Auto Íris (AI) [Íris Automático] :

Sistema automático usado para variar a abertura de uma lente, em resposta às variações de luminosidade no ambiente.

AWG :

American Wire Gauge. Padrão para diâmetros [bitolas] de fios condutores, nas normas americanas. Quanto menor for o número AWG tanto maior será o diâmetro do condutor (Ver tabela de referência, na Seção Alimentação Elétrica da Câmera).